curiosidade iluminação pública

Iluminação Pública !

Antes e após a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, os indígenas (povoadores) utilizavam a luz do fogo (fogueiras) e a claridade da Lua como forma de iluminar suas noites.

Os portugueses trouxeram consigo as formas de iluminação utilizadas na Europa, como a lamparina à base de óleos vegetais ou animal.

Com o alto custo do óleo de oliva, rapidamente ele foi substituído por outros óleos fabricados no Brasil, como o óleo de coco e de mamona (principalmente). Posteriormente, foram produzidos os óleos derivados de gordura animal (principalmente peixes) e fabricadas velas feitas de gorduras e de cera de abelha (produtos que não eram utilizados nas residências da população pobre), em razão do alto preço.

Em São Paulo, a utilização de óleos como iluminação pública chegou somente no ano de 1830. Vale ressaltar que eram necessários funcionários que acendessem diariamente as luzes nas ruas das cidades.

No ano de 1854, São Paulo foi a primeira cidade brasileira a implantar a iluminação a gás – esse serviço ficou na cidade até meados de 1936, quando foram apagados os derradeiros lampiões.

Fonte: escolakids.uol.com.br

#eletroterrivel #iluminação #saopaulo

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Produtos

Lâmpada Halógena

À venda na MERCADO LIVRE, acesse nosso link #eletroterrivel #lâmpadahalógena #lampada #mercadolivre

Leia mais »
Informações

#Verão !

Substitua luzes comuns por luzes de ledNão é novidade para ninguém que as luzes comuns, além de consumirem mais energia, também deixam o ambiente mais

Leia mais »
× Como posso te ajudar?