Quando pensamos em iluminação para maquiagem acreditamos que “quanto mais, melhor”, mas o diferencial não é a quantidade de luz e sim sua posição.
A posição correta de iluminação para maquiagem é a frontal.
A luz frontal, ou seja, que está vindo de encontro com o rosto, não cria sombras, assim permitindo uma percepção mais nítida da face.
Uma das melhores formas de se obter essa iluminação é utilizar o que chamamos de luz efeito camarim.
Esse método de iluminação para maquiagem consiste em criar pontos de luz ao redor do espelho ou colocar dois pontos de luz paralelos nas laterais do espelho para maquiagem.
Desse modo, a luz incidirá nos dois lados do rosto de forma harmônica, deixando a face iluminada por completo, sem sombras.
Para criar luzes efeito camarim você pode usar pequenas lâmpadas, arandelas ou fitas de LED.
Usar lâmpadas permite com que você alterne as temperaturas utilizadas. Como já dissemos no tópico acima, intercalar lâmpadas quentes e frias aproximam a luz artificial à luz natural, possibilitando uma iluminação mais adequada.
Usar arandelas tornam o ambiente mais aconchegante e elas são recomendadas caso você queira transformar o espelho do seu banheiro em um espaço de maquiagem.
As fitas de LED possuem iluminação mais forte e direta. São as melhores para quem busca uma maquiagem mais elaborada ou profissional.
As famosas ring light que são usadas na fotografia também são uma opção para maquiagem mais prática no dia a dia.