curiosidade iluminação pública

Iluminação Pública !

Antes e após a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, os indígenas (povoadores) utilizavam a luz do fogo (fogueiras) e a claridade da Lua como forma de iluminar suas noites.

Os portugueses trouxeram consigo as formas de iluminação utilizadas na Europa, como a lamparina à base de óleos vegetais ou animal.

Com o alto custo do óleo de oliva, rapidamente ele foi substituído por outros óleos fabricados no Brasil, como o óleo de coco e de mamona (principalmente). Posteriormente, foram produzidos os óleos derivados de gordura animal (principalmente peixes) e fabricadas velas feitas de gorduras e de cera de abelha (produtos que não eram utilizados nas residências da população pobre), em razão do alto preço.

Em São Paulo, a utilização de óleos como iluminação pública chegou somente no ano de 1830. Vale ressaltar que eram necessários funcionários que acendessem diariamente as luzes nas ruas das cidades.

No ano de 1854, São Paulo foi a primeira cidade brasileira a implantar a iluminação a gás – esse serviço ficou na cidade até meados de 1936, quando foram apagados os derradeiros lampiões.

Fonte: escolakids.uol.com.br

#eletroterrivel #iluminação #saopaulo

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Produtos

A fidelidade de cor

E saturação destes @quasarscience Rainbow 2 é surreal! Filmando com @hazeyeon#nycproductioncompany #filmmaking #filmmakinglife #cinematography #cinematographer #videography #nycvideographer #lavideographer #filmmakersworld #smallhd #redkomodo #redraptor #adagency #nycagency #advertisingagency

Leia mais »
Inscreva-se Aqui para o Nosso próximo Encontro!
× Como posso te ajudar?